Um dia, me perguntaram se a amizade tem preço. E eu, sem pestanejar, respondi que sim. Aí os olhos arregalaram: "Como assim, preço? Quer dizer que você pega sua mesada, vai numa lojinha e pergunta pro caixa em qual corredor o amigo mais fresquinho (ou saudável, crocante, cheiroso, aí vai do seu gosto) se encontra???"
Nãããão! Amizade tem preço justamente porque ela NÃO pode ser comprada! Já explico: para se fazer um amigo, é preciso gastar sim, mas gastar TEMPO. Tempo é mais precioso que dinheiro e, se você usa um pouco do seu tempo para conhecer uma pessoa, para ajudá-la, para rir, chorar ou fazer caretas com ela, pronto: mais um amigo foi feito!
A quantidade de tempo que você vai "gastar" nesse amigo só depende de você. Às vezes demora muito para se tornar amigo de alguém, às vezes, só um instante. O que importa mesmo é a qualidade desse "câmbio temporal": para ser amigo, tem que estar presente, mesmo longe; tem que gostar, mesmo brigando; tem que ajudar, mesmo precisando de ajuda. É isso que torna um amigo, no final das contas, um bem inestimável.